29.12.05

... Três, dois, um: puf!

É o fim.

Festa de fim de ano dentro de casa anuncia o fim tempos, parece. Fim da paciência que nos esgotamos de treinar durante 12 meses, fim da esperança de não ver a prima velha das lentilhas voadoras, fim da vida curta da toalha que a mãe escondeu a vida toda dos nossos lanches da tarde. Tem fim pra tudo.

Mas tem começo também. É o sapateado das tias gordas pela cozinha: se esbarram, se pisam, se xingam. Fingem que estão ali para reparar a disposição dos pratos na mesa enquanto a gente... A gente finge que não as repara. Tremoço pra dentro, é o que resta.

"Ah, Fulaninho e Ciclana Beltrana foram pra Paulista ver a virada", berrou o Tio. Não pude mais pensar em outra coisa por várias horas, somente no acontecimento que deve ser assistir à virada na Paulista. Tanta coisa lá vira... E minha mente pobre ia enumerando invejosa... Viram-se latas, garrafas, garrafões e até barris de pura etilicidade goela adentro, é um "tsc ahhhhhh" e gargalhadas borbulham, não champagnes. Tem virada de pescoço pra abundância daquela gostosinha que passa... Olha lá, vem agora a virada de mão na cara do sujeito que ousou destacar a buchechuda na multidão! Eia, virou uma bola de gente se batendo... Tem quem não se propõem a acompanhar essa banda e vai virando a esquina da Haddock, ali sim tem um pega que vira de verdade, é, lá tem, vira o zóio. Tem o CNS ali que não gosta de ver os virados, melhor, os viados, reclama da indecência deles, "tão me virando a bunda", diz aos CNSs amigos. Mas é a noite da virada, porra, aguenta e se vira! Vai, exercício pro carnaval, data eleita pra virar o que quiser sem culpa... Mas com dor, né, quem vira sempre toma. E o que vira aquela avenida com tanta gente virada? É a redenção! Dia seguinte é só virar a cara e tá tudo bem, vai.

Tanta coisa virou em 2005 que virada no estômago por causa de festividades é pouca bucha. E na hora a gente se vira pra oferecer um belo novo ano, como sempre. Dali em diante, são muitos fogos, dentes, braços se emaranhando... A gente vira gente.


4 comentários:

Anônimo disse...

MUITO, MUITO LEGAL!! GOSTEI E DEI MUITA RISADA.
BEIJÃO E FELIZ ANO NOVO!!!

Anônimo disse...

Adorei! Feliz Ano novo!!! rs com emaranhado de gente em nossas vidas e sonhos, muitos sonhos realizados!!!
Concordo com o comentário que vc deixou, a arte une as pessoas e mostram que de repente elas nem são tão diferentes assim!
beijos!
Gi

Anônimo disse...

ops, MOSTRA.

L.S. Alves disse...

E depois do caranaval voltamos todos ao normal.